domingo, 14 de fevereiro de 2010




Queridos irmãos e irmãns em Cristo Jesus, gostaria de compartilhar com voçes o que tenho aprendido desde que o meu grupo de estudantes da minha escola (de quem vos falei no arigo anterior a este)me colocaram o deasafio de falar para inumeros jovens sobre o namoro cristão.
Veijo-me numa enorme embrulhada pois, para além de não gostar de tocar nesses assuntos a frente de rapazes (sou muito timida, convesso) tenho de fazer um pequeno resumo para falar á Igreja que frequento ( Eterna Aliança) por pedido do meu pastor.
Com um pouco de receio (afinal, quem sou eu para ensinar alguma coisa a alguém?)aceitei a proposta e não posso deixar de partilhar com voçes o que aprendi.





A pergunta chave para o estudo foi “Onde está a felicidade?”.
Segundo a defenição do dicionário, felicidade é o resultado de um bem-estar em relção a nós e aos outros. Eu quero apresentar uma nova defenição de bem-estar á medida que vos for falando do que é namurar quando servimos ao Senhor.




Um estudo comprovou que um dos principais motivos que levam as pessoas a afirmarem que são felizes é o relacionamento intimo com outra pessoa (namoro, o “curtir” entre outros...).




Afinal...o que é o namoro?
Namoro cristão é um compromisso entre crentes que buscam fazer a vontade de Deus (Romanos 12:1-2). É um relacionamento prefundo e santo que visa o casamento.
Mutivos errados e motivos certos para se começar a namorar:
Errados-Beleza fisica, posição social, medo de ficar só, satisfação pessoal(namurar por namurar)...
certos-compartilhar ideias e interesses, respeito um pelo outro, crescimento espiritual,preparar-se para casar, completar o outro...


Que objectivo há em namurar?
Hoje em dia, os jovens dão muitas desculpas para começar a namurar(como vou apresenar a baixo) e, até eu fiquei chocada quando percebi o quanto estava errada acerca do namoro! Para todas as "desculpas" Deus tem uma resposta! Sendo assim percebi que o casamento era o unico mutivo que leva Deus a ficar satisfeito com a nossa iniciativa de namoro.
Aqui estão algumas das "desculpas" utilizadas e as respostas de Deus nos versiculos:
-Quero ser amado (Jr 31:3)
-quero alguem que segure minha mao (Isaias 41.10)
-Quero ser aceite e valorizado (Efesios 1:6)
-Quero partilhar a minha vida com alguem (Isaias 45:3)
-Quero um defensor, alguem disposto a lutar por mim (Exedo 14:14)
-quero alguem que supra minhas necessidades (filipenses 4:19)
-Quero alguem que me ajude (deuterenomio 33:26)
-Quero alguem para dividir a vida comigo (Isaias 46:4)
-Quero um companheiro (malaquias 6:8)

Eu aprendi que qualquer que seja nosso motivo, Deus tem uma resposta, a não ser o casamento e a construção de uma familia(esse deve ser o objectivo).
Caso seja essa sua intensão, eu pesquizei sobre os padroes que um namoro deve seguir, pois aquilo que um namoro seguir isso se manifestara no casamento(Jesus disse "aquilo que plantares, colheras")

Nós cristãos temos tendencia para ser influenciados pelo mundo...Meu irmão/ã eu oro para que voçê não seja influênciado mas que possa influênciar o mundo! Isto é um ponto muito importante no que toca aos principios de um namoro evangélico.


Então...onde podemos encontrar os padrões para um namoro evangélico?
A resposta está no Deus a quem servimos. Um Deus trino, mas que não deixa de ser UM. Vamos então focarnos nas pessoas da santissima trindade(Pai, Filho e Espirito Santo). Que padrões podemos tirar do relacionamento entre os tres?
Comunhão: A comunhão é a participação mutua e o relacionamento intimo entre as pessoas da trindade. Jesus Cristo demonstrou essa comunhão quando diz em João 17:10 “Pai...todas as minhas coisas são tuas e as Tuas coisas são minhas”.
No namoro também deve ser assim. Deve existir uma comunhão tão grande entre o marido e a mulher (repare bem que disse marido e mulher, não duas pessoas que desejam “curtir” a vida, já vai perceber mais á frente porquê) que lhes permita dizer o que Jesus mencionou a cerca do seu Pai. Não esquecendo a participação mutua.
Individualidade: Nós não cremos num Deus que num momento se torna Filho, noutro Pai, e noutro Espirito Santo, certo? Assim como, apesar de serem 3 (1João 5:7), cada um é um (Jesus é o Filho, Deus é o Pai e o Espirito Santo é o Espirito de Deus. Tal como os 3 são 1, nós somos um só quando nos unimos a alguém(Géneses 2:24). Nímgém deve deixar de existir, nem de ser o que é! Cada um é um! Para preservar o seu namoro firme-o nas base de que voçê não deve deixar de ser o que é quando comoça a namorar, porém não se esqueça da comunhão referida anteriormene.
Liberdade: Sabendo que na individualidade, cada pessoa da trindade mantem a propria identidade, na liberdade niniguem da trindade impede o outro de ser quem é. Assim deve ser o namoro evangelico.Deve existir liberdade!


Agora que já sabemos quais as bases para um relacionamento próspero, o próssimo ponto importante é: Quais os direitos e os deveres de cada um?
Direitos:Tanto no antigo testamento como no novo podemos encontrar vários verssiculos parecidos a Exedo 21:28 e galatas 3:28. O importante aqui é olhar para o facto de que, naquele tempo as mulheres tinham pouco ou nenhum valor, mas Deus pela sua misericordia, menciona em enumeros versiculos a palavra homem e mulher. Está visto que Deus é contra a visão machista da época. Tudo isto porque para Ele, tanto homens como mulheres têm o mesmo valor para Ele (os dois receberam a salvação do mesmo modo – atravez de Cristo Jesus, seu filho amado.). Assim, os direitos são iguais para ambas as partes.
Deveres: No que toca a deveres, é a mesma coisa. Atentemos para Efesios 5:21 “sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo” e para efesios 5:22-25 “As mulheres sejam submissas(...)maridos amai a vossa mulher”. Então, a mulher sujeita-se ao marido sendo submissa e o marido sujeita-se á esposa sendo amoroso.
O que devmos retirar daqui é que ambos tem direitos e deveres iguais, mas funçoes diferentes.
Olhemos denovo para Efesios 5:22-25. Em primeiro lugar, submissão não é fazer da mulher uma escrava! Ser submissa é deixar que o marido governe o lar, sabendo que Deus irá cobrar dele todas as suas decisoes. Assim, a mulher encontra-se numa situação previligiada. Logicamente, como uma auxiliadora, a mulher tem como função ajudar o seu marido, mas a responsabilidade é dele e não dela. Em Geneses 3, Deus começou por cobrar a Adão o facto de terem comido o fruto proibido sendo que a mulher foi quem comeu primeiro. Porquê? Porque Deus atentou para a função de cada um( o homem tem a responsabilidade TODA!). Adão como cabeça do lar era o responsavel pelo ocorrido, afinal de contas onfde estava ele quando sua esposa estav de bate-papo com a serpente?
Voltando a efesios 5:22-25, e já sabendo que a mulher deve ser sbmissa, a responsabilidade do homem é amar. A preocupação de Deus é para que o homem preste mais atenção a seu lar e ás necessidades de sua esposa, cuidado dela assim como Cristo cuida de Sua Igreja.

O que apresentei aqui é a base para que todo o namoro(evangelico ou não) dê certo.




Mas afinal, em que difere o namoro evangelico do namoro do “mundo”?
Em baixo apresento as preguntas mais frequentes e, consequentemente, as difernças entre os dois tipos de namoro.
1-Podemos beijar na boca, andar de mãos dadas e avançar com outros carinhos desde que não façamos sexo?
Bem...a Biblia não fala muito sobre isso. Mas mensiona muitas vezes a palavra pureza. Andar de mãos dadas, abraçar, beijar e entre outras coisas, na minha opinião fica ao critério de cada um. Porem nunca se esqueçam de que uma coisa leva a outra e que pode acontecer mesmo sem intenção. Melhor prevenir não?
2-Antes do casamento, sexo é permitido?
A resposta é clara em 1tessalonocences 4:4 que diz “cada um saiba controlar o proprio corpo de maneira santa e honrosa”.É obvio que NAO! Mais tarde valerá a pena todo esse esforço quando, depois de casados, nos encontrarmos na chamada “lua de mel”. Será maravilhoso termos um parceiro/a puro e sermos puras/os, descobrindo-nos mutuamente.
3-Para quê que o sexo foi criado?
Em Geneses 1:28 Deus disse “sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra”. O sexo foi feito para os casados e somente para eles!
4- Pronografia, tele-sexo, união entre parentes e prostituição são aceites pela biblia? Têm algo de errado?
A minha resposta a esta pergunta é...tem tudo de errado! Porquê?
• Fazem parte dos pecados mortais (MT. 5:28),
• vão contra o principio da fidelidade (mesmo que a pessoa seja solteira está a ser infiel a Deus. Ver geneses 39:9 e Tiago4:4),
• demonstra falta de dominio proprio ( 1 corintios 7:9)
• 1 tessalonicences 4:3
• Levitico 18:6
Converse com Deus e leia a biblia em 1colocesses 6:18 ( que diz que o corpo é templo do espirito santo) Mateus 5:27-30 que nos ajuda a compreender o que tudo isso causa a alma atravez do mau uso da mente que induz a perdição do corpo (P.S: não entenda mal as palavras de Jesus! O que Ele quis dizer é que se o teu olho te faz tropeçar, nao olhes, se a tua mao te faz tropeçar, nao toque e por ai adiante, comportando-se como se esses membros nao existissem para que o nosso corpo nao pague no dia do juizo final). E não esquecer que isso são pecados contra o proprio corpo! Ora se queremos ser santos, como podemos usar o corpo para outros fins completamente incompativeis? A palavra de Deus diz que não se pode servir a dois Deuses (neste caso ou escolhemos por essas pequenas coisas ou por Deus) e que não existe amizade entre as trevas e a luz. Cuidado com o que fazemos!
5- O que a biblia diz acerca da homosexualidade?
É caracterizada como abominação em levitico 18:22. O que significa que nao tem a aprovação de Deus e que é detestavel, repugnante e odioso.
6-Meu amigo continua solteiro...Acho que vai ficar solteiro para o resto da vida...coitadinho! Não acha que ele deve arranjar uma mulher?
Muitos solteiros tem uma vida util realizada e significativa.assim como existem casados que agradessem a Deus pelo facto de partilhar a vifda com outra pessoa, ha pessoas que agradessem a Deus por estarem solteiros, pela liberdade pessoal, por disporem de um tempo maior para Deus. A verdade é que Jesus e Paulo eram solteiros! Que mal havia? Ambos faziam a vontade de Deus! Isso era o que importava. Jesus disse: Mateus 19:11-12 e Paulo disse 1corintios 7:7-9.
7- Posso namurar com um não crente?
Jesus disse em Mateus que não pode existir amizade/amor entre as trevas e a luz (tenho acerteza de que voçe sabe do que estou a falar...) por isso, a resposta é não!E mesmo que se case voce vai ver que isso vai causar muitas complicaçoes no seu casamento! Seu marido/mulher como nao compartilhao da mesma crença vai começar a implicar com sua igreja, momentos de oração, leitura da palavra e isso vai acabar com sua relação!Eu sei porque ja ousei cometer esse erro e hoje oro para que mais ninguem cometa o mesmo erro! Minha desculpa no inicio foi : "Ele prometeu que vai a igreja", "Nós nos amamos tanto", "estou a evangeliza-lo" e entre outras coisas e depois tudo terminou. Porquê? Eramos incompativeis(trevas e luz não se podem relacionar!!)


Agora que concluimos o estudo, onde acham que está a felicidade?
Ao contrario do que as pessoas pensam, felicidade nao esta num relacionamento intimo com outra pessoa.
A verdadeira felicidade é aquela que temos quando alcançamos o amor do Pai e a comunhão com Ele! Isso é felicidade! (tanto que os solteiros cristãos são felizes, como já vimos) É claro que é sempre bom namurar (com a intenção certa que é o casamento) e compartilhar de uma vida a dois com outra pessoa, mas se prefere estar sozinho, tudo bem! O Pai jamias o deixará! Garanto-lhe!
A felicidade está em conhecer Deus e ama-lo de todo o coração!


Meu amigo/a, neste momento quero orar por voçê para que possa encontrar a pessoa certa com o objectivo de casar e criar uma familia.

"Senhor meu deus e Pai, graças Te dou pela riqueza da tua palavra! Obrigada Senhor por não nos teres desamparado em relação a este assunto tão importante! Obrigada pelo Teu exemplo e Teu amor para com nosco!
Deus eu oro para que o leior deste artigo possa encontrar a pessoa certa para ela/e...uma pessoa da LUZ! Senhor, se essa pessoa já está comprometida, porfavor faz-lhe ver que o casamento deve ser sua unica visão!
Obrigada Senhor pois sei que o/a vai dereccionar para o caminho certo!
Em nome de Jesus Amem!"

Vossa irmã em Cristo, Vânia :D

Nenhum comentário:

Postar um comentário